NOSSAS NOTÍCIAS

Parque Shopping Maia

Concebido em uma região nobre da cidade de Guarulhos, São Paulo, e estrategicamente próximo a outros centros comerciais, o Parque Shopping Maia – com projeto assinado pelo escritório Lopes Dias – é considerado um empreendimento completo em lazer, compras e alimentação.

Construído em estrutura de concreto pré-moldado, com cobertura parte em metálica e outra em laje verde, o edifício conta com dois pisos exclusivos de estacionamento (G1 e G2), um piso híbrido (P1) – mescla entre estacionamento, lojas e restaurante – e três pisos de lojas (P2, P3 e P4).

A suntuosa fachada em estrutura metálica e painel de LED, nas proporções de uma tela de cinema, confere movimento e arrojo ao empreendimento.

A construção também possui elementos sustentáveis, como shed para iluminação natural e controle de incidência solar; central de lixo (triagem e reciclagem); iluminação artificial em LED para obter menor gasto energético e carga térmica; pisos brancos para maior reflexão de luz; reservatórios de reuso e estação de tratamento de esgoto (aproveitamento de água tratada para vasos sanitários, rega e torre de termoacumulação); e cobertura verde para locução de máquinas de ar-condicionado).

DESAFIO

A fachada curva da edificação deveria se estabelecer a partir de uma tecnologia exequível e dentro de um custo aceitável. O projeto previa inicialmente a execução de uma curva única, mas que seria muito grande em área.

"Como as chapas de ACM (alumínio composto) foram definidas para compor a fachada, existia outro ponto fundamental a ser considerado, que era justamente o 'casamento' entre a estrutura metálica de sustentação e a instalação das placas. Além disso, precisávamos encontrar uma alternativa para especificar as peças nas dimensões adequadas, evitando desperdícios de materiais e custos extras", afirmam os arquitetos da Lopes Dias.

SOLUÇÃO

A SULMETAIS foi o principal braço na execução do empreendimento, atendendo de forma fiel todas as especificidades do projeto. O conjunto de chapas de ACM no acabamento Bright Silver Metalic, estrutura metálica em preto fosco e forro metálico colmeia SM T15 (também na cor preto) formaram três peles que, sobrepostas, garantiram harmonia e leveza à fachada em um todo.

Já a fachada posterior do empreendimento foi composta por brise metálico BSM 84, em chapa lisa na cor branco puro. Também foram utilizados forros removíveis modulares Clip-in 625 CI (perfuração T-5), alçapões Knauf e venezianas metálicas com pintura branca.

"As fachadas metálicas da SULMETAIS conferiram durabilidade e qualidade ao projeto. Além disso, o forro colmeia permitiu acabamento discreto ao conjunto. Com relação aos forros removíveis e aos brises metálicos, eles são um ponto comum em nossos projetos de shopping center, pois são sempre utilizados", contam os arquitetos, ressaltando também a importância desses produtos na redução de carga térmica e aproveitamento de luz natural no interior do edifício.

Eles explicam que a especificação dos produtos passou pela utilização de protótipos e programas em 3D, que projetaram uma massa onde a maioria das peças eram iguais, permitindo melhor performance de uso dos materiais.

"A SULMETAIS forneceu produtos de qualidade que conferiram arrojo e contemporaneidade ao projeto, além da fácil manutenção e excelente relação entre projeto e execução, o que garantiu excelência e beleza às construções", elogiam.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

Revestimento em ACM
O Alumínio Composto (ACM) da SULMETAIS é formado por duas chapas de alumínio e um núcleo de polietileno de baixa densidade. A espessura total do painel é de 4mm (padrão). As medidas padrão do material são 1220 x 5000mm, ou 1500 x 5000mm. O tipo de pintura é o PVDF Fluor Carbono (externo) ou poliéster (interno). As chapas podem ser lisas ou perfuradas. É ideal para revestimentos internos, externos e comunicação visual.

Forro Modular Clip-in SM – 625 CI
O forro Mmdular Clip-In SM – 625CI da SULMETAIS é produzido em alumínio, aço ou galvalume. É composto por bandejas quadradas com bordas bisotadas, que formam painéis planos com visual reticulado quadriculado. As bandejas também podem ser usadas como fechamentos verticais. Recebe pintura executada em processo contínuo, garantindo a uniformidade da cor, além de permitir a utilização de luminárias e mantas de lã mineral, revestidas nas duas faces com a mesma modulação do forro.

Forro Colmeia SM – T15 
O Forro Colmeia SM – T15 da SULMETAIS é produzido em aço, alumínio ou galvalume. É composto por grelhas quadriculadas monolíticas firmadas por perfis tipo “U” apoiados em perfis tipo “T”. Oferece excelente acabamento estético e de fácil acesso às instalações acima dele. Recebe pintura executada em processo contínuo, garantindo a uniformidade da cor. Permite a utilização de luminárias modulares, cilíndricas de embutir ou sobrepor; e manta de lã mineral revestida nas duas faces com a mesma modulação do forro.

Brise BSM – 84 
O Brise BSM – 84 da SULMETAIS  é produzido em alumínio, aço ou galvalume. É um brise de ângulo fixo composto por painéis lineares. É indicado para fechamento de vãos, garantindo a privacidade e proteção do sol. Pode ser aplicado dentro e fora do vão; e suas lâminas podem ser lisas ou perfuradas. Leve e econômico, também é utilizado para revestimento de fachadas. Recebe pintura executada em processo contínuo, o que garante a uniformidade da cor.

Fonte: Portal AECweb

Voltar as Notícias