NOSSAS NOTÍCIAS

Estação Butantã


DESCRIÇÃO DO LOCAL
A estação Butantã, parte da linha 4 - Amarela do metrô está localizada na avenida Vital Brasil, no Butantã, Zona Oeste de São Paulo.  
Com mais de 13 mil m², a estação de metrô enterrada tem acesso principal locado em uma edificação de salas técnicas e operacionais. Além desses, conta com três outros acessos. Um deles será interligado ao terminal urbano de ônibus para linhas municipais e intermunicipais.

DESAFIO
Em uma estação de metrô, mais precisamente perto dos túneis, o efeito pistão do trem (ventos de 60 km/h) danifica com rapidez as estruturas. Esse era um dos desafios a serem respondidos pelos materiais de revestimento, que deveriam também oferecer resistência aos ventos, à manutenção contínua e ao vandalismo, pelo grande fluxo de pessoas que o local recebe diariamente. 
O projeto exigia a aplicação de produtos especiais para todas as fachadas, para os revestimentos internos e para os forros. O destaque da estação era importante, por isso deveria receber um produto inovador para seu fechamento e que fosse resistente ao mesmo tempo.  Além disso, sua instalação deveria ser feita com rapidez pelo curto prazo disponível, mas com todas as garantias que o Metrô exige. 

SOLUÇÃO
Os produtos SULMETAIS foram escolhidos para o acabamento em todas as fachadas da estação, nas paredes internas, nos revestimentos das escadas rolantes e nos fechamentos das plataformas. Foram utilizados também em todos forros desde o nível térreo até a plataforma de embarque. 
De acordo com Eduardo Velo, arquiteto da Tetra Projetos, foram utilizados quase 7 mil m² de Revestimentos em Aço Inox Escovado e Alumínio Composto Azul e Vermelho; e 2,5 mil m² de Forro Metálico Branco SM-1500, além do Brise Metálico Azul BSM-500. “Escolhemos pela disponibilidade da criação de novos produtos, pois a obra do Metrô exigia soluções específicas de durabilidade e confiabilidade”, explica. “As aplicações minimizaram os prazos de produção, instalação e foram escolhidas pela viabilidade financeira dos produtos e serviços de alta qualidade e se equipararam com preços de materiais inferiores”, completa.
As fachadas deveriam ser removíveis e sem fixação aparente. Essa solução ofereceu uma altíssima qualidade estética, agradando os usuários da estação. Os forros também deveriam ser removíveis e, ao mesmo tempo, resistentes para suportarem o forte deslocamento de ar dentro da estação. Isso tudo alinhado a uma fácil manutenção, com todas as garantias que o Metrô exige.
Para a instalação, as soluções da SULMETAIS superaram as expectativas. Todo o revestimento foi realizado através de perfis metálicos com encaixe que podem ser removidos com facilidade. Os forros foram presos por pressão a um perfil especial desenvolvido especialmente para esta aplicação. 

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS - Revestimento Metálicos
Os Revestimentos Metálicos da SULMETAIS  são fabricados em Alumínio Composto, Alumínio Sólido, Aço Pré-Pintado e Aço Inox. 
São ideais para aplicações em revestimentos externos como fachadas, marquises, sacadas, testeiras, retrofit, pórticos, brises, entre outros. Também podem ser aplicados em revestimentos internos como vigas, pilares, forros, divisórias, hall de elevadores, escadas rolantes. Além disso, são ideais para comunicação visual, como totens, displays e luminosos. 

 

Voltar as Notícias